• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 15 de abril de 2025

China alerta que ''tarifaço'' causará prejuízos e crise humanitária aos países pobres

Representantes chineses disseram à OMC que tarifas também podem gerar crise humanitária


IG

Publicada em: 12/04/2025 11:15:19 - Atualizado

MUNDO: A China surgiu como defensora dos países pobres neste sábado (12), ao dizer à Organização Mundial do Comércio( OMC) que as tarifas impostas pelos Estados Unidos causarão "graves prejuízos" e, em alguns casos, podem levar a uma "crise humanitária".

As duas maiores economias do mundo estão envolvidas em uma guerra comercial desde que o presidente americano, Donald Trump, anunciou tarifas astronômicas de 145% sobre os produtos chineses.

O gigante asiático respondeu com tarifas de 125% sobre os produtos americanos, causando ainda mais turbulência nos mercados.

O ministro do Comércio chinês, Wang Wentao, alertou que as tarifas de Washington "causarão graves prejuízos aos países em desenvolvimento, especialmente os menos desenvolvidos, e podem até desencadear uma crise humanitária", de acordo com um comunicado divulgado por seu gabinete.

"Os Estados Unidos continuam introduzindo medidas tarifárias, gerando grande incerteza e instabilidade ao redor do mundo e causando caos tanto internacionalmente" quanto dentro de seu próprio país, acrescentou ele durante uma conversa telefônica na sexta-feira com a diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala.


Fale conosco