• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 19 de abril de 2025

Presidente Donald Trump afirma que inflação dos EUA está em queda após "tarifaço"

Publicação feita pelo presidente estadunidense diz que preço de produtos está diminuindo


IG

Publicada em: 16/04/2025 10:22:58 - Atualizado

MUNDO: O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na noite desta terça-feira (15) que as novas tarifas comerciais estão aumentando a receita do país e que a inflação está em queda. “Promessas feitas, promessas cumpridas”, disse o líder norte-americano.

Trump comentou na rede social Truth Social que o preço dos produtos, como gasolina e alimentos, vem diminuindo.

"Os Estados Unidos estão arrecadando NÚMEROS RECORDES em Tarifas, com o custo de quase todos os produtos caindo, incluindo gasolina, mantimentos e praticamente todo o resto. Da mesma forma, a INFLAÇÃO está em queda. Promessas feitas, promessas cumpridas", afirmou, em inglês.

Apesar de não ter divulgado dados específicos sobre a afirmação desta terça, o governo americano afirmou, no último dia 10, que os preços finais dos produtos — que chegam ao consumidor — haviam caído em março, embora ainda não refletisse o impacto das tarifas de Trump sobre os preços.

Guerra tarifária

O presidente estadunidense iniciou uma guerra comercial com a China logo após os anúncios das novas tarifas recíprocas dos EUA aos países com quem comercializa, no início de abril. Trump elevou as taxas de importação contra o país para um total acumulado de 145%. A China retalhou com uma tarifa de 125% sobre produtos americanos.

Para diminuir o impacto no desenvolvimento tecnológico nacional, Trump recuou algumas de suas tarifas sobre produtos chineses eletrônicos. Ele também anunciou uma isenção de 90 dias para todos os países, exceto a China, que foram alvo de suas tarifas recíprocas.

Preços podem aumentar

Para o consumidor final, as tarifas podem impactar o preço final dos produtos que chegam aos consumidores, de acordo com o portal especializado Investing . Empresas americanas que importam insumos devem repassar o reajuste dos valores na venda final.

Analistas ouvidos pelo site alertaram que essa tendência poderia aumentar a inflação nos EUA, interromper cadeias de suprimentos e prejudicar o crescimento econômico.


Fale conosco