• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 3 de julho de 2025

Rússia não quer paz, diz presidente Emmanuel Macron após ligação com Donald Trump

Líderes europeus se reuniram na Albânia nesta sexta-feira (16) para discutir a paz na Ucrânia


cnn

Publicada em: 16/05/2025 16:18:32 - Atualizado


MUNDO: O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou ter conversado com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enquanto estava na Albânia para uma reunião de importantes líderes europeus com o presidente da Ucrânia, e que a Rússia não demonstrava estar pronta para a paz na Ucrânia.

“Acabamos de ter um telefonema com @POTUS enquanto estávamos na Albânia. Mais uma vez, o presidente Putin se recusa a responder à proposta de cessar-fogo incondicional apresentada pelos americanos e apoiada pela Ucrânia e pelos europeus”, escreveu Macron no X.

“Ao rejeitar o cessar-fogo e o diálogo com a Ucrânia, a Rússia demonstra que não quer a paz e está apenas tentando ganhar tempo continuando a guerra”, acrescentou o líder francês.

As conversas marcam as primeiras negociações diretas entre os dois países em três anos, após pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para encerrar o conflito mais mortal da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

As expectativas de um avanço, já baixas, foram ainda mais abaladas na quinta-feira (15), quando Trump afirmou que não haveria avanço sem uma reunião entre ele e o presidente russo, Vladimir Putin.



Fale conosco