Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 30 de junho de 2025
MUNDO: O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (27) que um cessar-fogo em Gaza pode acontecer na próxima semana.
Em um evento no Salão Oval da Casa Branca para celebrar o acordo entre Congo e Ruanda, o líder americano disse que acredita que um cessar-fogo entre Israel e Hamas "está próximo".
"Acabei de falar com algumas das pessoas envolvidas. A situação em Gaza é terrível", disse Trump. "E achamos que na próxima semana conseguiremos um cessar-fogo."
Na última quarta-feira (25), a Organização Mundial da Saúde informou ter conseguido entregar nove caminhões com suprimentos médicos essenciais para a Faixa de Gaza, o primeiro carregamento desse tipo desde o início de março.
A ajuda incluiu duas mil unidades de sangue e 1.500 unidades de plasma.
Enquanto as agências lutam para distribuir a limitada ajuda permitida em Gaza, o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) afirmou que toda a população do território enfrentará altos níveis de insegurança alimentar aguda, com quase 500 mil pessoas enfrentando o que chamou de “níveis catastróficos de insegurança alimentar”.