Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 2 de julho de 2025
MUNDO: O Mercosul concluiu as negociações de um novo acordo de livre comércio com países europeus, afirmaram, nesta terça-feira (1º), integrantes do governo brasileiro à CNN. As tratativas vinham sendo alinhadas com o Efta, grupo de países formado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.
Os integrantes do bloco sulamericano estão reunidos em Buenos Aires, capital da Argentina, onde será realizada, na quinta-feira (3), a 66ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul.
O vice-presidente da Confederação Suíça, Guy Parmelin, está a caminho de Buenos Aires para o anúncio do acordo durante a Cúpula.
O desenrolar do acordo Mercosul-Efta ocorre em paralelo às negociações com a UE (União Europeia). Da mesma forma que o acerto com a UE, houve o anúncio de conclusão das negociações com o Efta em 2019.
Porém, o acordo deu passos para trás uma vez que os quatro países europeus do bloco também pediram ao Mercosul um protocolo adicional sobre meio ambiente.
Com a chegada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Brasil demandou uma revisão do capítulo sobre compras governamentais. O objetivo é manter espaço para a execução de políticas industriais por meio de licitações públicas.