• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 11 de julho de 2025

Agricultor é devorado por píton gigante em área rural na Indonésia; veja o vídeo

Ataques de cobras a humanos crescem no país por causa do desmatamento


ig

Publicada em: 08/07/2025 09:49:17 - Atualizado


MUNDO: Um agricultor de 63 anos, identificado como La Noti, foi encontrado morto depois de ser engolido por uma píton de mais de oito metros na ilha de Sulawesi, na Indonésia. O ataque aconteceu na manhã de sexta-feira (4), quando a vítima saiu para cuidar dos animais, segundo informou a agência Antara. As informações são da agência de notícias Antara.

Sem notícias do agricultor, a família acionou moradores da comunidade, que iniciaram as buscas. No sábado à tarde, o grupo encontrou a motocicleta de La Noti abandonada às margens de uma estrada. Seguindo pela região, eles localizaram a enorme cobra parada e com um volume incomum no estômago.

O chefe de polícia de Batauga, Masud Gunawan, explicou que o homem havia avisado à família que sairia para “alimentar o gado”. Ele aproveitou para alertar os moradores do vilarejo a tomarem cuidado ao trabalharem sozinhos na floresta. Ataques a humanos são considerados raros, mas se tornaram mais frequentes devido a distúrbios no habitat natural desses animais.

No fim de 2023, outro caso semelhante chocou o país: um homem de 30 anos foi morto e engolido por uma píton de sete metros em North Luwu, também em área rural.

O óleo de palma, amplamente utilizado em cosméticos, alimentos, combustíveis e produtos de limpeza, é a gordura vegetal mais consumida no mundo e ocupa menos área de cultivo. Ainda assim, segundo a World Wild Life, sua exploração predatória ameaça ecossistemas inteiros, favorecendo conflitos entre seres humanos e animais como as pítons reticuladas.

Além do desmatamento, a prática extrativista dentro das matas facilita o encontro de trabalhadores com as serpentes. Desde 2013, ao menos outros seis casos de ataques fatais foram registrados oficialmente no país.




Fale conosco