• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 14 de julho de 2025

Rússia ataca Ucrânia com 400 drones; presidente Zelensky fala em “terror russo”

Nas redes sociais, o presidente ucraniano ressaltou que o principal alvo dos ataques foi a capital da Ucrânia, Kiev, e sua região


metropoles

Publicada em: 10/07/2025 10:46:04 - Atualizado


MUNDO: A Rússia lançou um ataque combinado massivo que durou cerca de dez horas, com 400 drones e 18 mísseis — incluindo balísticos — contra Kiev, na Ucrânia, segundo disse o presidente Volodymyr Zelensky, durante a madrugada desta quinta-feira (10/7).

O presidente ucraniano afirmou que duas pessoas morreram em Kiev e outras 16 ficaram feridas.

Nas redes sociais, Zelensky ressaltou que o principal alvo dos ataques foi a capital da Ucrânia e sua região, além de Chernigov, Sumy, Poltava, Kirovohrad e Kharkiv.

“Esta é uma clara escalada do terror russo: centenas de ‘Shaheds’ [tipo de drone] todas as noites, ataques constantes e ataques massivos contra cidades ucranianas”, conta Zelensky.

Os drones Shahed, autodestrutivos, segundo o presidente ucraniano,”são mais difíceis de abater”. “Os ucranianos enfrentam ataques de centenas deles todas as noites. Isso é puro terrorismo. Anteontem à noite: mais de 700 drones e mísseis. Ontem à noite – quase 400. Eles tentam fazer isso constantemente”, conta Zelensky.

Ofensivas e acordo de paz

  • O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou, nessa quarta-feira (9/7), a Roma, na Itália, onde se encontrou com o papa Leão XIV, o presidente italiano, Sergio Mattarella, e Keith Kellogg, enviado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para assuntos relacionados à Ucrânia e à Rússia.
  • O encontro ocorreu em meio à intensificação dos ataques aéreos e terrestres da Rússia. A Ucrânia afirmou que o país lançou “o maior ataque com drones da guerra” contra seu território. Segundo o presidente ucraniano, foram disparados 728 drones e 13 mísseis.
  • A Ucrânia afirmou que a Rússia lançou o “maior ataque de drones da guerra” contra seu território, nessa quarta (9/7).




Fale conosco