• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 12 de julho de 2025

Parlamento Europeu incluirá Venezuela em lista de patrocínio ao terrorismo no mundo

País de Nicolás Maduro também será classificado como nação de alto risgo de lavagem de dinheiro


cnn

Publicada em: 10/07/2025 16:11:16 - Atualizado

Parlamento Europeu aprovou a inclusão da Venezuela na lista de países e territórios que a União Europeia (UE) considera de “alto risco de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo”.

No comunicado, o parlamento informou que segue a decisão de junho da Comissão Europeia, órgão executivo do bloco, sobre a atualização da listagem.

Na ocasião, a Comissão Europeia afirmou que as entidades da UE estão obrigadas a combater a lavagem de dinheiro e, por isso, a aumentarem a vigilância das transações que se realizam com os países e territórios considerados de risco.

Play Video

Além da Venezuela, os países e territórios que figuram na lista são Argélia, Angola, Costa do Marfim, Quênia, Laos, Líbano, Mônaco, Namíbia e Nepal.

A CNN entrou em contato com o governo venezuelano para obter comentários e aguarda uma resposta. Também fez contato com os demais governos envolvidos.

Em junho, após a decisão da Comissão Europeia, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela rejeitou a medida e chamou a lista de "ridícula". "Enfrentamos bloqueios, sanções, tentativas de isolamento, e aqui estamos: mais fortes, mais firmes e sem dois pesos e duas medidas", afirmou a instituição na época.

Retirada de países da lista

Em contrapartida, o Parlamento também aprovou a decisão da Comissão Europeia de remover Barbados, Gibraltar, Jamaica, Panamá, Filipinas, Senegal, Uganda e Emirados Árabes Unidos da lista.

A Comissão Europeia afirmou que a decisão de incluir ou remover países ou territórios da lista se baseia em "uma análise técnica completa" com base em informações coletadas pelo Gafi (Grupo de Ação Financeira Internacional) — uma organização intergovernamental que promove políticas contra a lavagem de dinheiro, o financiamento do terrorismo e o financiamento de armas de destruição em massa — bem como em diálogos bilaterais e visitas a cada local.

Além disso, a Comissária para Serviços Financeiros e União de Poupança e Investimento da Comissão Europeia, Maria Luís Albuquerque, afirmou na ocasião que a identificação de locais com "alto risco" de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo é "uma ferramenta crucial para salvaguardar a integridade do sistema financeiro da UE".


Fale conosco