• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 13 de julho de 2025

Por que áudio de pilotos do voo da Air India aumenta mistério sobre o acidente

Relatório aponta que interruptores que desligam combustível foram acionados segundos após a decolagem em acidente da Air India.


TERRA

Publicada em: 12/07/2025 12:42:18 - Atualizado


MUNDO: Investigadores fizeram uma descoberta chocante na investigação preliminar sobre o acidente do voo 171 da Air India, que matou 260 pessoas em junho.

Poucos segundos após a decolagem, os dois interruptores de controle de combustível do Boeing 787 Dreamliner, de 12 anos, moveram-se abruptamente para a posição cut-off (ou desligar), privando os motores de combustível e provocando perda total de potência.

A gravação de voz dos pilotos na cabine registra um deles perguntando ao outro por que havia desligado o fornecimento de combustível. O outro responde que não havia feito.

A gravação não esclarece quem disse o quê.

No momento da decolagem, o copiloto pilotava a aeronave enquanto o capitão monitorava.

Os interruptores foram então colocados de volta à sua posição normal, o que levaria ao processo de reinicialização do motor.

No momento do acidente, um motor estava recuperando a potência, enquanto o outro havia sido reativado, mas ainda não havia recuperado a potência.

O voo 171 da Air India permaneceu no ar por menos de 40 segundos antes de cair em um bairro movimentado na cidade de Ahmedabad, no oeste da Índia, marcando um dos principais desastres aéreos da Índia.

Os investigadores estão examinando os destroços e os gravadores da cabine para entender o que deu errado logo após a decolagem.

O voo da Air India subiu a 190 metros em tempo claro antes de perder os dados de localização após 50 segundos, segundo o Flightradar24.

O relatório de 15 páginas divulgado nesta semana ofereceu informações preliminares.

A investigação - liderada por autoridades indianas com especialistas da Boeing, General Electric, Air India, órgãos reguladores indianos e participantes dos EUA e do Reino Unido - levanta várias questões.

Os investigadores afirmam que os interruptores de combustível com trava de alavanca são projetados para evitar acionamento acidental - eles devem ser puxados para cima para destravar antes de serem acionados, um recurso de segurança que remonta à década de 1950.



Fale conosco