Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 17 de julho de 2025
MUNDO: O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, novamente criticou o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado: "O que o Brasil está fazendo é vergonhoso", disse o republicano nesta quarta-feira, 16.
A declaração se deu durante uma coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca, após reunião entre Trump e o príncipe herdeiro e primeiro-ministro do Bahrein, Salman bin Hamad bin Isa Al Khalifa.
Na ocasião, o presidente foi questionado sobre a expectativa de receita com a efetivação das tarifas anunciadas, programada para 1º de agosto, e o impacto no orçamento dos EUA, e afirmou que a data é o dia em que 'um dinheiro considerável entrará' nos cofres do Tesouro estadunidense.
Sobre o Brasil e a imposição de 50% de tarifas sobre as exportações brasileiras, o republicano voltou a defender Bolsonaro: "Em um dos casos é 50%, o Brasil, porque o que eles estão fazendo com seu ex-presidente é vergonhoso."
"Eu o conheço, ele lutou muito pelos brasileiros. Acredito que ele seja um homem honesto e o que estão fazendo com ele é terrível", completou Trump.