Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 9 de agosto de 2025
MUNDO: Nova Délhi suspendeu seus planos de adquirir novas armas e aeronaves dos Estados Unidos, de acordo com três autoridades indianas familiarizadas com o assunto, no primeiro sinal concreto de descontentamento da Índia depois que as tarifas impostas às suas exportações pelo presidente Donald Trump arrastaram os laços para o nível mais baixo em décadas.
A Índia planejava enviar o ministro da Defesa, Rajnath Singh, a Washington nas próximas semanas para anunciar algumas das compras, mas essa viagem foi cancelada, segundo duas das pessoas.
Na quarta-feira (6), Trump impôs uma tarifa adicional de 25% sobre os produtos indianos como punição pelas compras de petróleo russo feitas por Nova Délhi, o que, segundo ele, significa que o país estava financiando a invasão da Ucrânia pela Rússia.
O presidente tem um histórico de voltar atrás em relação às tarifas e a Índia afirmou que continua ativamente envolvida em discussões com Washington.
Uma das pessoas disse que as compras de defesa poderiam ser feitas assim que a Índia tivesse clareza sobre as tarifas e a direção dos laços bilaterais, mas "não tão cedo quanto se espera".