Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 12 de agosto de 2025
MUNDO: O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (11/8) uma ordem executiva que prorroga por mais 90 dias a suspensão de tarifas elevadas sobre produtos da China. A medida foi confirmada pela Casa Branca à emissora norte-americana CNBC e impede que as taxas voltem a vigorar já nesta terça-feira (12/8), como estava previsto.
A decisão foi tomada poucas horas antes do fim do prazo original e ocorre em meio a negociações comerciais entre as duas maiores economias do mundo. Na última sexta-feira (8/8), o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, já havia antecipado que a prorrogação era esperada, resultado da mais recente rodada de conversas ocorrida no fim de julho, em Estocolmo, na Suécia.
Se a prorrogação não fosse feita, as tarifas americanas sobre produtos chineses voltariam aos níveis de abril (145%), período em que a disputa comercial atingiu seu auge. Atualmente, a maior parte das taxas está suspensa desde maio, quando representantes dos dois países se reuniram em Genebra, na Suíça, e acertaram uma trégua inicial de 90 dias.