• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 24 de agosto de 2025

Leão XIV recebe líder de bispos da Nicarágua expulso pelo ditador Daniel Ortega

Carlos Enrique Herrera está exilado desde novembro de 2024


terra

Publicada em: 23/08/2025 13:47:43 - Atualizado

MUNDO: O papa Leão XIV se reuniu neste sábado (23) com o presidente da Conferência Episcopal da Nicarágua, Carlos Enrique Herrera, exilado em meio à tensa relação entre o governo de Daniel Ortega e a Igreja Católica no país.

O bispo de 75 anos, que era responsável pela Diocese de Jinotega, foi expulso pelas autoridades do país em novembro de 2024 e encontra-se exilado na Guatemala, por ter criticado a Prefeitura da cidade por interromper celebrações litúrgicas.

"É um sacrilégio o que o presidente da câmara e todas as autoridades municipais estão a fazer", declarou ele na ocasião.

Seu exílio se somou ao de outros bispos, como Rolando Álvarez, que chegou a ser condenado a 26 anos de cadeia por se opor a Ortega e foi expulso para o Vaticano, e Isidoro Mora, à perseguição e repressão de outros clérigos.

Ortega está no poder desde 2007 e tem intensificado a perseguição a grupos opositores, fechando ONGs, veículos de comunicação e entidades religiosas. As relações entre a Nicarágua e a Santa Sé estão suspensas desde que o falecido papa Francisco definiu o regime sandinista como "ditadura grosseira".


Fale conosco