Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de agosto de 2025
MUNDO: O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na segunda-feira (25) que podem haver consequências caso o presidente russo Vladimir Putin e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky não se encontrem.
"Sim, podem haver consequências muito grandes, mas vamos ver o que acontece. Pode haver consequências graves porque isso é algo que precisa acabar", disse o presidente americano a repórteres na Casa Branca. "Esta guerra nunca teria acontecido, e por quatro anos ela não aconteceu. Mas se eu fosse presidente, esta guerra nunca teria ocorrido.”
A declaração aconteceu durante uma reunião com o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, Trump disse que os dois líderes "deveriam se encontrar" e que ele observaria o que aconteceria “nas próximas semanas” antes de intervir.
“Vamos ver o que acontece nas próximas semanas, e eu intervirei com firmeza, e se eu tiver que estar lá, estarei. E ou teremos um acordo, ou não teremos. Mas muitas pessoas estão morrendo, e eu quero que isso pare", afirmou Trump
O republicano afirmou que o conflito na Ucrânia tem sido muito mais difícil de resolver do que ele acreditava inicialmente, em parte devido ao “enorme descontentamento” entre Putin e Zelensky.