Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 30 de agosto de 2025
MUNDO: O líder da Coreia do Norte , Kim Jong-un participará do desfile militar conhecido como “Victory Day”, que ocorrerá na próxima quarta-feira (3), na Praça Tiananmen, em Pequim. A cerimônia marca o 80º aniversário da rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial e a resistência chinesa contra a agressão japonesa.
O presidente da China, Xi Jinping, liderará o evento, que terá como convidados de honra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder da Coreia do Norte.
A participação de Putin reforça a parceria estratégica com a China, em meio a sanções ocidentais impostas após a invasão da Ucrânia em 2022.
Já Kim participará de sua primeira visita à China desde janeiro de 2019 e do primeiro evento multilateral com líderes mundiais desde que assumiu o poder em 2011.
Além dos líderes russos e norte-coreanos, estão confirmadas presenças de autoridades internacionais, incluindo o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian; o presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko; o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto; o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic; e o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, único representante de país da União Europeia.
Também participarão o chefe da junta militar de Myanmar, Min Aung Hlaing, o representante da ONU, Li Junhua, e o ex-primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama. Líderes de Estados Unidos, Japão e países da Europa Ocidental não estarão presentes.