Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 11 de setembro de 2025
MUNDO: O jornal norte-americano The Washington Post foi uma das primeiras publicações mundiais a repercurtir a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta quinta-feira (11).
Na postagem no Instagram, o periódico cita que o ex-chefe do executivo no Brasil é amigo e aliado de Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos. Bolsonaro foi apontado como líder da tentativa de golpe de Estado.
"Bolsonaro, aliado e amigo de Trump, é o primeiro ex-presidente considerado culpado de tentar minar a maior democracia da América Latina", cita o jornal norte-americano. Bolsonaro pode pegar até 40 anos de prisão.
O francês Le Monde também noticiou a condenação de Bolsonaro. Com o título: "Brasil: A maioria dos juízes da Suprema Corte vota a favor da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro", a matéria fala sobre o julgamento e a possibilidade de mais de 40 anos de prisão "por ter participado de uma organização criminosa que tentou dar um golpe de Estado".
Outro jornal internacional a repercurtir a condenação foi o britânico The Telegraph. "Bolsonaro condenado por tentativa de golpe no Brasil" diz o título da publicação que no conteúdo afirma que o ex-presidente poderá enfrentar "décadas de prisão" após ser considerado culpado de tentar se manter no poder.