• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 16 de dezembro de 2025

Autoridade do Hamas diz que acordo sobre paz na Faixa de Gaza está "muito próximo"

Autoridade do grupo afirmo que discute lista de prisioneiros que serão libertados


cnn

Publicada em: 08/10/2025 17:36:24 - Atualizado


MUNDO: Uma autoridade do Hamas disse que o acordo de cessar-fogo para a Faixa de Gaza está "muito próximo", mas os detalhes da lista de prisioneiros que serão libertados ainda estão sendo discutidos.

"Estamos muito próximos de um acordo, o que ainda está pendente é a lista de prisioneiros (a serem) trocados", afirmou a fonte.

As negociações entre Israel e o Hamas estão em andamento na cidade egípcia de Sharm El Sheikh, focadas na libertação de reféns mantidos em Gaza e de prisioneiros palestinos em prisões israelenses.

O grupo armado informou que apresentou uma lista de prisioneiros que pretende libertar.


Entenda o plano dos EUA para Gaza

A Casa Branca divulgou os principais pontos do plano apresentado pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para acabar com a guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

A proposta americana prevê um governo internacional temporário, que seria chamado de “Conselho da Paz”, chefiado e presidido por Trump, com outros membros e chefes de Estado a serem anunciados, incluindo o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair.

O controle de Gaza seria posteriormente cedido à Autoridade Palestina.

O plano apresentado por Trump prevê um cessar-fogo permanente e a libertação de todos os reféns que continuam nas mãos do Hamas, vivos ou mortos.

Em troca, o governo israelense libertará presos palestinos e devolverá restos mortais de pessoas de Gaza.O acordo sugere ainda que o território palestino não será anexada por Israel e que o Hamas não terá participação no futuro governo da região.

Integrantes do grupo palestino que se renderem seriam anistiados.

A proposta também inclui a retirada gradual das forças israelenses da região e a desmilitarização de Gaza.

Israel afirmou concordar com o plano e o Hamas declarou que aceita libertar todos os reféns no início do cessar-fogo e também renunciaria ao controle do território palestino.

O grupo, porém, não deu mais informações sobre outros pontos-chave da proposta de Trump.

Delegações de Israel, EUA e Hamas se reúnem no Egito para negociar condições do plano que pode por fim aos dois anos de guerra na Faixa de Gaza.


Fale conosco