Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 15 de outubro de 2025
MUNDO: O governo Trump está resgatando a Argentina em uma medida que, segundo os críticos, tem mais a ver com política do que com economia ou interesses americanos.
Os dois homens se encontraram na terça-feira (14) na Casa Branca para uma reunião bilateral, onde a discussão incluiu o resgate extraordinário e as tarifas, disse Trump.
O resgate "realmente visa ajudar uma boa filosofia financeira" e "para que possamos ajudar nossos vizinhos", disse Trump durante a reunião.
Na quinta-feira (9), Bessent confirmou nas redes sociais que o resgate da Argentina está avançando de duas maneiras principais.
Bessent disse que o governo finalizou um acordo de swap cambial de US$ 20 bilhões com o banco central da Argentina o equivalente a 26,97 trilhões de pesos argentinos.
É essencialmente um empréstimo de US$ 20 bilhões, dizem especialistas.
A principal autoridade econômica de Trump também afirmou que o governo comprou "diretamente" uma quantia não revelada de pesos argentinos. É apenas a quarta vez desde 1996 que os Estados Unidos compram moeda de outro país, de acordo com o Federal Reserve Bank de Nova York.