Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 18 de outubro de 2025
A passagem de fronteira de Rafah, entre Gaza e o Egito, será reaberta na segunda-feira (20), informou a embaixada palestina no Egito em um comunicado neste sábado (18).
A passagem, que está praticamente fechada desde maio de 2024, permitirá que os palestinos residentes no Egito retornem a Gaza, informou a embaixada.
A libertação dos últimos 20 reféns israelenses vivos e de quase dois mil prisioneiros e detidos palestinos na semana passada marca um momento crucial na guerra em Gaza, embora não esteja claro se isso significaria o fim do conflito.
Apenas a primeira fase do plano dos Estados Unidos foi implementada, e somente alguns dos 20 pontos propostos por Trump foram alcançados até agora. Muitas das questões mais importantes – incluindo se o Hamas irá depor suas armas e quem governará Gaza – ainda precisam ser resolvidas.
Drones israelenses, ataques aéreos e bombardeios em no território pararam esta semana pela primeira vez em meses, enquanto a ala militar do Hamas não está mais mirando as forças israelenses no território – significando que os combates de fato cessaram.
Mas os militares israelenses ainda controlam cerca de metade de Gaza e só se retirarão após o Hamas cumprir condições adicionais.