• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 26 de outubro de 2025

Presidente Donald Trump diz que muda tarifaço no Brasil "sob circunstâncias certas"

Presidente dos EUA afirmou que há "grande possibilidade" de encontro com Lula


ig

Publicada em: 25/10/2025 09:44:22 - Atualizado


MUNDO: O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (24) que deve se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), que acontece neste fim de semana em Kuala Lumpur, na Malásia.

A reunião deve marcar a tentativa de reaproximação entre os dois líderes, após meses de tensão diplomática entre Washington e Brasília.

Trump confirmou a jornalistas, a bordo do Air Force One, que há “grande possibilidade” de o encontro ocorrer. Questionado se cogita reduzir as tarifas sobre produtos brasileiros, impostas pelo governo americano, o republicano respondeu: “Sob as circunstâncias certas”.

Lula, por sua vez, disse antes de embarcar que trabalha “com otimismo” e que acredita em uma “solução conjunta” com os Estados Unidos. O presidente brasileiro deve usar a reunião para argumentar que as tarifas de 50% sobre exportações nacionais foram baseadas em dados incorretos. O tema foi citado por ele a jornalistas durante o trajeto entre a Indonésia e a Malásia.

Além das tarifas, Lula também deve abordar as sanções aplicadas a autoridades brasileiras, entre elas o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, incluído na lista da chamada Lei Magnitsky.

Trump também demonstrou interesse em se reunir com o líder norte-coreano Kim Jong-un, a quem se referiu de forma amistosa. “Ele sabe que estarei lá. Eu me dou muito bem com ele”, disse o presidente americano antes de embarcar para o encontro regional.


Fale conosco