Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 11 de novembro de 2025

MUNDO: O governador da Califórnia, Gavin Newsom, participou nesta segunda (10) de um simpósio sobre mercados e sustentabilidade em São Paulo e criticou a ausência dos Estados Unidos na COP30.
Newsom, democrata, é um dos principais opositores do presidente americano Donald Trump. Ele está no Brasil e chegará a Belém na terça (11) para participar de eventos da conferência do clima da ONU.
"A razão pela qual estou aqui é pela ausência de liderança vinda dos Estados Unidos, esse vácuo é, francamente, de cair o queixo. Não há um único representante, nenhum, nem mesmo um observador, ninguém tomando notas foi levado a Belém", disse o governador que completou dizendo que há uma reversão "de grande parte do progresso que a administração Biden alcançou" em relação às pautas climáticas.
O evento em São Paulo, o Global Invertors' Symposium São Paulo 2025, organizado pelo Milken Institute, reuniu autoridades e investidores com foco em parcerias em sustentabilidade e inovação, alinhadas com as discussões da COP30 que teve início nesta segunda em Belém, no Pará.
Newsom disse, ainda, que as questões climáticas nos Estados Unidos em nível federal são "uma guerra ideológica" e que "seguir o dinheiro capturou os interesses".