Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 13 de novembro de 2025

MUNDO: A Turquia informou nesta quarta-feira (12) que 20 de seus soldados morreram na queda de um avião de transporte militar na Geórgia, um dia antes, marcando o acidente militar mais letal do país integrante da Otan desde 2020.
O ministro do Interior da Geórgia, Gela Geladze, afirmou nesta quarta-feira que 18 corpos foram encontrados no local da queda de um avião de carga militar C-130 turco, acrescentando que dois corpos ainda não foram localizados.
A aeronave partiu do Azerbaijão com destino à Turquia e caiu na Geórgia na terça-feira (11), deixando pedaços de metal retorcido espalhados por uma colina gramada.
Ancara não divulgou a causa do acidente, mas informou que as autoridades turcas e georgianas iniciaram as inspeções no local, situado no município de Sighnaghi, distrito de Kakheti, na Geórgia.
Imagens do local próximo à fronteira com o Azerbaijão mostraram ambulâncias, caminhões de bombeiros e veículos militares na área ao redor da fuselagem incendiada, com equipes de busca e resgate vasculhando o terreno.
O Ministério da Defesa turco divulgou uma lista com os nomes dos 20 soldados mortos.
O acidente foi o pior não relacionado a combate em mais de uma década.