Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 15 de novembro de 2025

MUNDO: A China e o Japão convocaram seus embaixadores após um comentário da líder japonesa, Sanae Takaichi, sobre a ilha de Taiwan causar uma crise diplomática entre os países.
Takaichi afirmou que um ataque chinês a Taiwan poderia representar uma "situação de ameaça à sobrevivência" e desencadear uma resposta militar de Tóquio.
Em resposta, o Ministério da Defesa da China afirmou que o Japão sofrerá uma "derrota esmagadora" nas mãos de militares chineses se tentar usar a força para intervir em Taiwan.
No último sábado, o cônsul geral da China em Osaka, Xue Jian, compartilhou uma reportagem sobre as falas de Takaichi sobre Taiwan no X e comentou que "o pescoço sujo que se intromete deve ser cortado" em uma postagem agora excluída.
O Ministério das Relações Exteriores do Japão retaliou convocando o embaixador chinês pelo que classificou como declarações "extremamente inadequadas" feitas por Xue.
Algumas figuras políticas japonesas de alto escalão pediram a expulsão de Xue, mas Tóquio até agora só pediu a Pequim que "tomasse as medidas apropriadas", sem entrar em detalhes.