Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 29 de novembro de 2025

MUNDO: O presidente Donald Trump determinou nesta quinta-feira (27) que pedidos de imigração feitos por pessoas de 19 países classificados como de alto risco passem por uma revisão mais rigorosa.
A decisão foi tomada após um cidadão afegão atacar a tiros dois membros da Guarda Nacional em Washington, nos Estados Unidos.
A mudança vale imediatamente para solicitações que já estavam em análise e para novos pedidos enviados a partir do anúncio, nesta quinta-feira.
A revisão determinada pelo governo Trump alcançará todos os pedidos de imigração feitos por cidadãos de 19 países listados, mesmo os que já estavam pendentes, e abrangerá tanto imigrantes quanto, em muitos casos, pedidos de vistos temporários.
A checagem será mais detalhada. Agora, as autoridades vão considerar fatores como a capacidade de cada país emitir documentos de identidade confiáveis e os protocolos de verificação desse país. Esses elementos poderão pesar negativamente na decisão final.
Os 19 países atingidos são:
A inclusão desses países foi feita com base em uma avaliação oficial de risco, mirando garantir que somente pessoas cuja documentação e origem sejam consideradas seguras tenham chance de entrar nos Estados Unidos, segundo o anúncio do governo local.