• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 4 de dezembro de 2025

Exportações de petróleo da Venezuela ultrapassam 900 mil bpd, mostram dados

País sul-americano está sob crescente pressão militar dos Estados Unidos


CNN

Publicada em: 03/12/2025 17:34:03 - Atualizado


MUNDO: As exportações de petróleo da Venezuela aumentaram para cerca de 921 mil barris por dia (bpd) em novembro, a terceira maior média mensal do ano até o momento, devido ao aumento do uso de diluentes na produção do combustível fóssil para exportação, de acordo com dados e documentos de envio.

O país sul-americano está sob crescente pressão militar dos Estados Unidos no Caribe.

Um grande incêndio ocorrido no mês passado em uma refinaria de petróleo, que forçou a paralisação das instalações, está reduzindo a capacidade da estatal PDVSA de produzir petróleo bruto refinado.

No entanto, a PDVSA aumentou recentemente as importações de nafta para uso como diluente na produção de petróleo extrapesado e para produzir gasolina para distribuição interna, o que ajudou o país a evitar uma queda nas exportações em novembro, conforme mostram documentos da empresa.

As exportações venezuelanas de petróleo bruto e combustíveis no mês passado foram 3% maiores do que em outubro, mas ficaram 5% abaixo do mesmo período do ano anterior, segundo dados baseados na movimentação de navios-tanque.

O principal destino do petróleo do país foi novamente a China, que recebeu cerca de 80% do total das exportações, ou aproximadamente 746.000 barris por dia.

A Venezuela aumentou as exportações de petróleo para os EUA, realizadas pela Chevron, parceira da PDVSA, para cerca de 150 mil barris por dia, ante 128 mil barris por dia em outubro. Cuba, aliada política do país, recebeu cerca de 24 mil barris por dia de petróleo bruto, gasolina e querosene de aviação.

As exportações de derivados de petróleo e produtos petroquímicos também aumentaram para cerca de 277 mil toneladas, ante 195mil toneladas em outubro, segundo os dados.

As importações de petróleo bruto leve e combustíveis mais que dobraram, passando de 74 mil barris por dia em outubro para cerca de 167 mil.



Fale conosco