Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 16 de dezembro de 2025

MUNDO: O presidente argentino Javier Milei compartilhou um post em seu perfil oficial do Instagram, nesta segunda-feira (15), que mostra o Brasil como uma favela, enquanto a Argentina é representada como uma cidade futurística.
A imagem representa os países da América do Sul divididos a partir do viés político dos governos, em que os com presidentes de direita seriam como desenvolvidos e os com presidentes de esquerda seriam pobres.
A postagem original foi feita no domingo (14) por um perfil de apoiadores de Milei, com a legenda: "O povo sul-americano grita liberdade!!! Chega de socialismo empobrecedor."

O compartilhamento de Milei, assim como o post, foram feitos horas após José Antônio Kast, candidato de direita, ser eleito presidente no Chile. Com o resultado, metade dos territórios da América do Sul será governada pela direita a partir de 2026.
Desde domingo, Milei tem compartilhado posts referentes à divisão territorial do continente pelo viés político, com mensagens sobre uma possível ascensão da direita.
O líder argentino foi um dos primeiros a parabenizar a vitória de Kast no Chile. Nas redes sociais, Milei disse que o resultado representa um avanço na América do Sul em defesa da vida, da liberdade e da propriedade privada.