Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 20 de dezembro de 2025

MUNDO: O chanceler da Venezuela, Yván Gil, acusou o secretário de Estado americano, Marco Rubio, de ser "especialista em promover golpes de Estado e intervenções".
Em comunicado publicado em seu canal do Telegram, nesta sexta-feira (19), o diplomata venezuelano reagiu à entrevista coletiva concedida por Rubio em Washington, na qual afirmou que o regime do ditador Nicolás Maduro é "intolerável para os Estados Unidos".
"Rubio passou 14 anos como senador e um ano como secretário de Estado sem uma única conquista em política externa", declarou Gil.
"Ele é especialista em promover golpes de Estado, intervenções, guerras prolongadas e 'mudanças de regime', e pretende arrastar os Estados Unidos por esse caminho, ignorando a opinião da maioria do povo americano, que rejeita essas empreitadas", acrescentou.
"Essa política levou aos fracassos dos Estados Unidos no mundo e deixou um rastro de sangue e morte por todo o planeta", concluiu.
O chanceler da Venezuela ainda acusou o secretário americano de servir aos interesses "das máfias de Miami que financiam seu lobby".