Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 1 de janeiro de 2026

MUNDO: A "tendência histórica" da reunificação da China é "imparável", disse o presidente Xi Jinping em seu discurso de Ano Novo nesta quarta-feira (31), dois dias após o país realizar um exercício militar com munição real em torno de Taiwan.
Xi acrescentou que os povos da China e de Taiwan estão "unidos por laços de sangue mais fortes que a água".
Esses exercícios militares chineses foram os mais extensos em termos de área de cobertura até o momento na região. Eles forçaram Taiwan a cancelar dezenas de voos domésticos e enviar jatos e navios de guerra para monitorar a situação.
Soldados de Taiwan foram vistos realizando treinamento de resposta rápida, incluindo a instalação de barricadas em vários locais.
A China reivindica Taiwan, uma ilha governada democraticamente, como seu próprio território e não descartou o uso da força para assumir o controle.
Na transmissão da emissora estatal chinesa CCTV, Xi também afirmou que o PIB do país está a caminho de atingir cerca de 140 trilhões de yuans (US$ 20 trilhões).
O presidente destacou que o país está no caminho certo para atingir sua meta de crescimento anual de cerca de 5% e implementará políticas mais proativas em 2026, reforçando as promessas de mais estímulos para impulsionar o crescimento econômico.