• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 3 de janeiro de 2026

Presidente da Argentina, Javier Milei diz que vai criar bloco de direita na América do Sul

Presidente da Argentina disse que região aparece ter despertado do "pesadelo" do socialismo do século 21


cnn

Publicada em: 02/01/2026 11:37:26 - Atualizado


MUNDO: O presidente da Argentina, Javier Milei, disse em entrevista exclusiva à CNN que está trabalhando para formar um bloco de governos de direita na América do Sul.

Milei disse que as pessoas estão descobrindo que o socialismo é uma farsa criada por um conjunto de bandidos para tomar o poder e empobrecer a população. Questionado pelo apresentador se ele planeja criar um grupo de países de direita na América do Sul, o presidente argentino afirmou:
"Não tenha dúvidas, estou trabalhando ativamente para isso".

O libertário disse que ainda não há um nome para o grupo, mas que já trabalha ao lado de cerca de 10 países para criar o bloco.

"Estamos tentando fazer um bloco onde a nossa proposta seja abraçar a liberdade e enfrentar o câncer do socialismo nas suas diferentes versões: seja o socialismo do século 21 ou o 'woke'", afirmou Milei.

Durante a entrevista, Andrés Oppenheimer também questionou Milei sobre a relação comercial entre a China e a Argentina. O apresentador relembrou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, definiu em sua estratégia de segurança nacional que um dos objetivos americanos é desincentivar as relações entre Pequim e os países da América Latina.

Sobre isso, o líder argentino afirmou que a diretriz de Trump se refere ao aspecto geopolítico, que, segundo Milei, é totalmente diferente do aspecto comercial.


Fale conosco