Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 27 de janeiro de 2026

MUNDO: O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta semana uma "estrutura" para um acordo em relação à Groenlândia. Segundo ele afirmou, o entendimento envolverá recursos minerais.
Ele não especificou nenhum termo preliminar, mas a riqueza mineral inexplorada da Groenlândia ajudou a colocar a ilha no topo da lista de desejos de Trump.
A Groenlândia possui mais de 1.100 jazidas minerais identificadas, mas apenas duas minas estão em operação e apenas oito licenças de mineração estão em vigor.
Mais de 600 dessas jazidas contêm minerais considerados essenciais pelos Estados Unidos para sua economia e segurança nacional.
Ainda assim, a presença de minerais não indica a viabilidade econômica de sua extração. O governo dos EUA define 60 “minerais críticos”, dos quais 15 são elementos de terras raras. Os dados no mapa mostram apenas o recurso primário em cada local.
De toda forma, pesquisadores afirmam que seria extremamente difícil e caro extrair os minerais da Groenlândia.
Isso porque muitos dos depósitos minerais da ilha estão localizados em áreas remotas acima do Círculo Polar Ártico, onde existe uma camada de gelo polar com mais de um quilômetro de espessura e a escuridão reina durante grande parte do ano.