Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 3 de fevereiro de 2026

MUNDO: Um grupo de barcos iranianos abordou um petroleiro de bandeira dos Estados Unidos no Estreito de Ormuz, ao norte de Omã, informaram fontes do setor marítimo e uma consultoria de segurança nesta terça-feira (3) à Reuters.
As embarcações iranianas ordenaram que o petroleiro, o Stena Imperative, parasse o motor e se preparasse para ser abordado, antes que pudesse acelerar e continuar sua viagem, afirmou o grupo de gestão de riscos marítimos Vanguard.
O navio não entrou em águas territoriais iranianas e estava sendo escoltado por um navio de guerra americano, informou o grupo de gestão de riscos marítimos. Um oficial americano confirmou que a embarcação tinha bandeira dos EUA.
A Agência de Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido havia informado anteriormente que um grupo de lanchas armadas tentou interceptar uma embarcação a 30 km ao norte de Omã, sem identificar a embarcação ou as lanchas.
A agência disse que está investigando o incidente, que ocorreu na área de separação de tráfego marítimo do Estreito de Ormuz.
Já a Fars, uma agência de notícias semioficial do Irã, afirmou que uma embarcação entrou em águas territoriais iranianas sem as devidas autorizações legais, foi advertida e deixou a área "sem que qualquer incidente de segurança especial tivesse ocorrido".
O estreito de Ormuz liga o Golfo Pérsico ao Golfo de Omã e ao Mar Arábico.
Integrantes da Opep, como Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Iraque, exportam a maior parte de seu petróleo bruto através do estreito, principalmente para a Ásia.
Três embarcações, duas em 2023 e uma em 2024, foram apreendidas anteriormente pelo Irã perto ou dentro do estreito. Alguns desses casos ocorreram após apreensões de petroleiros ligados ao Irã pelos Estados Unidos.