• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 6 de fevereiro de 2026

Cidade esquecida de Alexandria é identificada no sul do Iraque após séculos

Pesquisadores identificam a antiga cidade como polo de comércio com Índia e China, revelando ruas, templos, canais e sistemas de irrigação


ig

Publicada em: 05/02/2026 09:49:51 - Atualizado


MUNDO: Arqueólogos identificaram a cidade esquecida de Alexandria no Tigre, no sul do Iraque, fundada por Alexandre, o Grande, no século IV a.C. O local, também conhecido como Charax Spasinou ou Charax Maishan, funcionou como porto e centro de comércio entre Mesopotâmia, Índia, China e Afeganistão por mais de cinco séculos.

Pesquisas recentes conduzidas pelo arqueólogo Stefan Hauser, da Universidade de Konstanz, em colaboração com equipes britânicas e alemãs, documentaram a cidade a partir de análises de drones, geofísica e escavações superficiais.

A redescoberta ocorreu em Jebel Khayyaber, a cerca de 15 km da fronteira com o Irã, uma área que anteriormente foi campo de guerra e pouco estudada.

Durante uma ocupação, a região foi afetada pelo conflito Irã-Iraque e pela presença do Estado Islâmico em partes do país, restringindo as pesquisas arqueológicas.

O primeiro registro moderno da cidade veio na década de 1960, quando John Hansman identificou a fortificação da cidade em fotos aéreas da Royal Air Force. Porém, devido à proximidade da fronteira iraniana e aos conflitos regionais, pesquisas foram interrompidas por décadas.

Apenas em 2014 expedições estrangeiras, incluindo Jane Moon, Robert Killick e Stuart Campbell, puderam explorar o local, constatando a extensão das muralhas de até oito metros de altura e percebendo que se tratava da cidade fundada pelo imperador Alexandre.


Fale conosco