• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 22 de fevereiro de 2026

Santuário de tigres na Tailândia registra 72 mortes por vírus da cinomose e bactérias

Autoridades confirmam presença do vírus da cinomose e bactérias respiratórias no Tiger Kingdom, em Chiang Mai, no país asiático


ig

Publicada em: 21/02/2026 10:50:52 - Atualizado

MUNDO: Ao todo, 72 tigres morreram nas últimas semanas em um zoológico privado no norte da Tailândia após um surto de infecção viral e bacteriana, segundo autoridades locais, segundo a agência AFP.

De acordo com o Departamento de Pecuária da província de Chiang Mai, exames laboratoriais identificaram a presença do vírus da cinomose canina, altamente contagioso e capaz de afetar grandes felinos, além de bactérias que comprometem o sistema respiratório.

“Quando os tigres adoecem, é mais difícil detectar do que em animais como gatos ou cães. Quando percebemos que estavam afetados, já era tarde demais”, afirmou Somchuan Ratanamungklanon, diretor do órgão provincial.

O surto ocorreu no parque Tiger Kingdom, conhecido por permitir que visitantes se aproximem dos animais para fotos e interação direta. A administração do local não foi localizada para comentar o caso.

A organização PETA Asia criticou o modelo de exploração turística com grandes felinos em cativeiro.

Esses tigres morreram da mesma forma que viveram: na miséria, no cativeiro e no medo. É hora de o governo tailandês fechar essas operações”, declarou a entidade.


Fale conosco