• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 9 de abril de 2026

Líderes dos EUA e Irã devem se reunir na sexta no Paquistão para discutir fim da guerra

Com auxílio do primeiro-ministro paquistanês, os dois países chegaram a um acordo de cessar-fogo por duas semanas


terra

Publicada em: 08/04/2026 10:04:14 - Atualizado

MUNDO: Líderes dos Estados Unidos e do Irã foram convidados pelo primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, a se reunirem nesta sexta-feira, 10, na cidade de Islamabad, para prosseguirem com as negociações de paz. Foi Sharif quem atuou na negociação do cessar-fogo entre os dois países, anunciado na noite de terça-feira, 7.

"Com a maior humildade, tenho o prazer de anunciar que a República Islâmica do Irã e os Estados Unidos da América, juntamente com seus aliados, concordaram com um cessar-fogo imediato em todos os lugares, incluindo o Líbano e outros, com efeito imediato. Acolho com satisfação este gesto sábio e expresso a minha mais profunda gratidão à liderança de ambos os países", escreveu Sharif, que em seguida fez o convite para as delegações irem ao país.

"Ambas as partes demonstraram notável sabedoria e compreensão, mantendo-se construtivamente empenhadas em promover a paz e a estabilidade. Esperamos sinceramente que as negociações em Islamabad resultem em uma paz duradoura e desejamos compartilhar mais boas notícias nos próximos dias!", complementou o primeiro-ministro paquistanês.

Pouco depois, Sharif afirmou ter conversado com Masoud Pezeshkian, presidente do Irã, que teria reafirmado sua participação no encontro ao final desta semana. Depois, o primeiro-ministro publicou um agradecimento aos "países irmãos" -- China, Arábia Saudita, Turquia, Egito e Estado do Catar --, pelo apoio ao cessar-fogo.


Fale conosco