• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 22 de maio de 2026

Presidente Donald Trump e Netanyahu divergem sobre guerra com o Irã em conversa tensa

Durante diálogo por telefone, o premiê israelense teria afirmado ao presidente americano que adiar os ataques contra o país era um erro


cnn

Publicada em: 21/05/2026 11:17:40 - Atualizado

MUNDO: O presidente dos EUA, Donald Trump, teve uma conversa tensa com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na terça-feira (19), que refletiu suas diferentes visões sobre como prosseguir com a guerra contra o Irã, disse um funcionário americano à CNN.

Não foi a primeira conversa entre os dois nos últimos dias. Quando conversaram no domingo (17), Trump afirmou que provavelmente seguiria em frente com novos ataques direcionados ao Irã no início da semana, disse o funcionário — uma operação que, como a CNN já havia relatado, deveria receber um novo nome: Operação Martelo.

Mas cerca de 24 horas após essa conversa inicial, Trump anunciou que estava suspendendo os ataques que, segundo ele, estavam planejados para terça-feira, a pedido de aliados do Golfo, incluindo Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Nos dias seguintes, as nações do Golfo estiveram em contato próximo com mediadores da Casa Branca e do Paquistão, trabalhando em uma estrutura que pudesse impulsionar as negociações diplomáticas, disseram o funcionário americano e uma pessoa familiarizada com a situação.

“Estamos na reta final das negociações com o Irã. Vamos ver o que acontece”, disse Trump a repórteres na manhã desta quarta-feira (20) sobre os esforços para chegar a um acordo.

“Ou teremos um acordo ou faremos algumas coisas um pouco desagradáveis [...] Mas espero que isso não aconteça”, continuou.


Fale conosco