Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 21 de dezembro de 2024
Até ao momento, os 'media' iranianos não relataram a ocorrência de vítimas.
O sismo também foi registado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O sismo de magnitude 6,0 na escala de Richter, de acordo com o instituto iraniano (5,4 segundo o instituto norte-americano), foi sentido às 14:09 (hora de Lisboa).
Os dois organismos colocaram o epicentro do sismo no Iraque, perto da cidade de Halabjah.
A 12 de novembro, um violento terramoto de magnitude 7,3 na escala de Richter foi sentido em diversas províncias do Irão, em particular na província ocidental de Kermanshah, mas também no Iraque e na Turquia.
Um novo balanço oficial divulgado hoje indicou que o sismo de novembro provocou 620 mortos no Irão e oito vítimas mortais do lado iraquiano.
O tremor de terra de 12 de novembro também fez mais de 12 mil feridos e destruiu ou danificou as casas de milhares de famílias.
De acordo com a comunicação social iraniana, o sismo registado hoje, que foi seguido de uma réplica com uma magnitude inferior a 5,0, provocou o pânico entre os habitantes da província de Kermanshah.
O Irão tem uma grande atividade sísmica. Dois dos sismos mais graves no Irão foram registados em dezembro de 2003 e em junho de 1990, quando foram registadas 31.000 e 37.000 vítimas mortais, respetivamente.
No passado dia 01 de dezembro, um outro sismo de magnitude 6,0 atingiu a província de Kerman (sudeste do Irão), uma área predominantemente deserta, sem fazer vítimas.
A região do Iraque atingida pelo sismo de hoje é relativamente pouco povoada.