• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 23 de setembro de 2024

Rússia aprova sua terceira vacina contra a covid-19 neste sábado, 20

O país já aprovou duas vacinas para covid-19, incluindo a Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Moscou...


reuters

Publicada em: 20/02/2021 11:55:31 - Atualizado


Moscou - A Rússia aprovou neste sábado, 20, uma terceira vacina contra o coronavírus para uso doméstico, conforme disse o primeiro-ministro Mikhail Mishustin na TV estatal. Os testes clínicos em larga escala da vacina rotulada CoviVac, porém, ainda não começaram.

A vacina é produzida pelo Centro Chumakov, fundado em 1955 em São Petersburgo por Mikhail Chumakov, conhecido por seu trabalho com o cientista americano Albert Sabin no auge da Guerra Fria, que levou à produção da vacina contra a poliomielite amplamente utilizada.

O país já aprovou duas vacinas para covid-19, incluindo a Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Moscou e seguindo uma abordagem semelhante de conceder aprovação antes de ver qualquer resultado de teste em estágio final. E uma segunda vacina, desenvolvida pelo Instituto Vector, centro de pesquisa em virologia e biotecnologia da Sibéria.

Sputnik V foi aprovado em agosto do ano passado e os testes em estágio final começaram somente em setembro. No mesmo mês, o país afirmou ter finalizado os testes clínicos da vacina do Instituto Vector.

A vacinação em massa foi lançada em dezembro, após resultados preliminares mostrarem que Sputnik V era 91,4% eficaz. Até então, de acordo com o ministro da Saúde Mikhail Murashko, mais de dois milhões de russos foram vacinados com pelo menos a primeira dose da vacina.


Fale conosco