• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 13 de janeiro de 2025

Biden se reunirá com líderes mundiais por aliança contra China

Cúpula também vai abordar a promoção da segurança marítima e a 'garantia de vacinas seguras, equitativas e acessíveis'...


r7

Publicada em: 10/03/2021 15:04:06 - Atualizado

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai se encontrar virtualmente com os primeiros-ministros de Austrália, Índia e Japão, impulsionando uma aliança emergente entre os quatro países frequentemente tida como um bastião contra a China.

Será uma das primeiras cúpulas, ainda que em formato virtual, para Biden, que prometeu reacender as alianças dos EUA. Ele já realizou sua primeira cúpula virtual com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.

"O fato do presidente Biden ter feito desta reunião um de seus primeiros compromissos multilaterais mostra a importância que damos à cooperação estreita com nossos aliados e sócios no Indo-Pacífico", afirmou a secretária de imprensa da Casa Branca, Jan Psaki, nesta terça-feira a repórteres.

Diante da crescente tensão com a China, o encontro será o primeiro que reunirá os líderes do grupo conhecido como "Quad".

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, declarou a jornalistas que o encontro será "um momento histórico em nossa região e enviará uma mensagem forte sobre nosso apoio a uma região do Indo-Pacífico independente e soberana".


Fale conosco