Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 15 de janeiro de 2025
A Índia ultrapassou o México e se tornou o terceiro país com mais mortes por Covid-19 do mundo nesta segunda-feira (3), mostram dados da Universidade Johns Hopkins e do "Our World in Data", projeto ligado à Universidade de Oxford.
O país mais afetado pela pandemia atualmente registrou mais 3,4 mil mortes e 368 mil casos, elevando o total de vítimas para quase 219 mil e o de infectados para 19,9 milhões.
Com isso, a Índia assumiu o lugar do México, que tem 217,2 mil óbitos, e agora só está atrás de Estados Unidos (577 mil) e Brasil (407 mil).
A Índia passa por um colapso em seu sistema de saúde e, no sábado (1º), se tornou o primeiro a registrar mais de 400 mil novos casos em um único dia.
Com mais de 1,3 bilhão de habitantes, o segundo país mais populoso do mundo é também o segundo em número de casos confirmados, atrás apenas dos EUA (32,4 milhões) e à frente do Brasil (14,7 milhões).
O país é responsável por 46% de todos os novos casos e 26% de todas as novas mortes do mundo nos últimos sete dias.
Faltam leitos, remédios e oxigênios nos hospitais em todo o país. Crematórios e cemitérios não conseguem atender à quantidade de corpos, e cremações em massa têm sido realizadas em diversas cidades do país.
Mesmo com os recordes diários de casos e mortes, há fortes indícios de subnotificação. O número de enterros e cremações sob protocolos de Covid-19 são muito maiores do que os dados do oficiais do governo.