• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Explosão em escola do Afeganistão deixa dezenas de feridos e mortos

Investigação por "ataque terrorista" foi aberta. Autoridades contaram ao menos 25 mortos e 52 feridos na capital Cabul


AFP

Publicada em: 08/05/2021 21:28:14 - Atualizado

MUNDO: Uma explosão em frente a uma escola em Cabul, capital do Afeganistão, matou neste sábado (8) pelo menos 25 pessoas e feriu 52, incluindo estudantes, informou o governo local. "Infelizmente, 25 mártires e 52 feridos foram levados para hospitais", explicou o porta-voz do Ministério do Interior, Tareq Arian, explicando que o número de vítimas "ainda pode aumentar".

A explosão ocorreu no distrito de Dasht-e-Barchi, na zona oeste da cidade, no momento em que os moradores faziam compras antes do feriado muçulmano do Eid al-Fitr na semana que vem, que marca o fim do mês sagrado do Ramadã.

O bairro é habitado principalmente por xiitas hazaras e já foi alvo de ataques por extremistas islâmicos sunitas.

Uma investigação por "ataque terrorista" foi aberta, disse o porta-voz adjunto do ministério do Interior, Hamid Roshan, à AFP.

O porta-voz do Ministério da Saúde, Dastagir Nazari, informou que várias ambulâncias foram enviadas ao local e os feridos estavam sendo evacuados. "Algumas pessoas enfurecidas atacaram vários socorristas", disse ele.

Na última sexta-feira (7), os Estados Unidos e os europeus pediram uma retomada "imediata" e "sem pré-condições" das negociações de paz no Afeganistão, acusando o Talibã de infligir violência durante a retirada das forças estrangeiras e de bloquear o processo de paz.



Fale conosco