• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Presidente da Colômbia envia reforços a Cali após novos confrontos

A imprensa local informa que todos os feridos são indígenas e que, dentre os oito feridos, três estão em estado grave.


UOL

Publicada em: 10/05/2021 10:05:32 - Atualizado

Confrontos motivados pela greve geral na Colômbia deixaram oito feridos em Cali neste domingo (9). Grupos de civis armados dispararam contra manifestantes que integram um movimento indígena, que protestava contra o governo do presidente Iván Duque.

A imprensa local informa que todos os feridos são indígenas e que, dentre os oito feridos, três estão em estado grave.

Bloqueios provocam escassez de produtos e suprimentos na região, o que aumentou a tensão na terceira maior cidade da Colômbia, com 2,2 milhões de habitantes.

O presidente Iván Duque autorizou o envio de reforços para a Força Pública “para garantir a ordem pública na cidade e proporcionar tranquilidade à população”. E ordenou o deslocamento da equipe liderada pelos ministros da Defesa, Diego Molano, e do Interior, Daniel Palacios.

Duque também decretou medidas de restrições à mobilidade de circulação e lei seca na região.

O Exército Nacional garantiu que possui 2.100 homens destacados e mais 10 mil homens da Polícia Nacional para garantir o restabelecimento da segurança na região.

Ricos x Indígenas

“As famílias ricas de Cali se uniram à polícia (…). Atiraram indiscriminadamente contra o movimento indígena”, denunciou o deputado Feliciano Valencia, uma das lideranças indígenas, informou o “El País”, neste domingo.

O ataque ocorreu no setor de Cañas Gordas, na estrada que liga Cali a Jamundí, no departamento de Valle del Cauca, informou a Associação Indígena Cabildos del Norte del Cauca (ACIN).

“O assédio de civis armados persiste, com o acompanhamento cúmplice do exército, da polícia e do Esquadrão Móvel Antimotim Esmad”, informou a organização.


Fale conosco