• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 28 de abril de 2024

Nova variante indiana da covid é detectada em pelo menos 53 territórios

No Brasil, nova cepa foi identificada no Maranhão na semana passada; paciente está intubado em estado grave


msn

Publicada em: 26/05/2021 09:25:53 - Atualizado

A variante indiana da covid-19 foi oficialmente detectada em 53 territórios, sendo 49 países, incluindo o Brasil, e quatro territórios ultramarinos, de acordo com um relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde) publicado nesta quarta-feira (26) - veja a lista ao final da reportagem.

No entanto, a maior autoridade mundial em saúde recebeu informações de fontes não oficiais, indicando que a variante B.1.617 foi encontrada em sete outros territórios, de acordo com dados epidemiológicos semanais atualizados, elevando o número para 60.

De acordo com o relatório, a variante B.1.617 demonstrou ser mais contagiosa, enquanto o grau de gravidade e o risco de infecção são investigados.

No Brasil, a variante indiana foi identificada no Maranhão na última quinta-feira (20). Ela foi identificada em um paciente indiano, de 54 anos, que deu entrada em um hospital da rede privada em São Luís na semana passada.

Ele é um dos 24 tripulantes do navio MV Shandong da ZHI, cujas amostras de sangue foram enviadas ao IEC (Instituto Evandro Chagas), em Belém, no Pará, para a realização de sequenciamento genômico. Amostras de sangue de seis tripulantes foram encaminhadas para o instituto e todas foram confirmadas como cepas indianas.

O homem apresentou piora e precisou ser intubado. “Quanto ao único tripulante internado em Unidade de Terapia Intensiva no hospital da rede privada, em São Luís, o último boletim confirma que permanece com quadro clínico grave”, informo a Secretaria de Estado da Saúde em nota.

Três tripulantes do navio chegaram a ser internados com sintomas da covid-19, mas dois tiveram alta no dia 18 e retornaram à embarcação.

Além do Maranhão, a variante pode ter se espalhado para o Ceará e para o Pará. Os casos suspeitos estão em observação.

Queda de casos de covid-19 no mundo

Na semana passada, foram registrados mais de 4,1 milhões de novos casos e 84 mil óbitos no mundo, o que representa uma queda de 14% e 2%, respectivamente, em relação à semana anterior.

A maior redução de casos foi registrada na Europa e no Sudeste Asiático, segundo a organização.

O número de casos registrados nas Américas, no leste do Mediterrâneo, na África e nas regiões do oeste do Pacífico são semelhantes aos relatados na semana anterior.

“Apesar da tendência geral de diminuição dos casos nas últimas quatro semanas, a incidência de casos e mortes de covid-19 continua alta, e aumentos significativos foram observados em muitos países”, alerta o documento.

O maior número de novos casos nos últimos sete dias foi registrado na Índia (1.846.055, que de 23% menos); Brasil (451.424, alta de 3%), Argentina (213.046, alta de 41%), Estados Unidos (188,410, recuo de 20%) e Colômbia (107,590, diminuição de 7%).


Fale conosco