• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 20 de maio de 2024

China está prestes a alcançar a marca de 1 bilhão de vacinas aplicadas

O número é ainda mais notável porque a lançamento da vacinação teve um início lento.


cnn

Publicada em: 18/06/2021 13:48:34 - Atualizado

Em poucos dias, a China alcançará a impressionante quantidade de 1 bilhão de doses aplicadas em sua campanha de vacinação contra a Covid-19. Até esta quarta-feira (16), a China administrou mais de 945 milhões de doses três vezes o número dos Estados Unidos e quase 40% dos 2,5 bilhões de doses administradas globalmente.

O número é ainda mais notável porque a lançamento da vacinação teve um início lento. A China só atingiu seu primeiro milhão de doses em 27 de março – duas semanas atrás dos EUA. Mas o ritmo aumentou significativamente em maio, com mais de 500 milhões de injeções administradas no mês passado, de acordo com dados da Comissão Nacional de Saúde da China.

Vacinar um país de 1,4 bilhão de pessoas contra a Covid-19 é uma tarefa gigantesca. Devido ao sucesso na contenção do coronavírus na China, muitos residentes inicialmente viram pouca urgência em se vacinar. Uma história de escândalos de segurança envolvendo vacinas domésticas também contribuiu para a hesitação pública.

Mas vários surtos locais recentes, incluindo nas províncias de Anhui, Liaoning e Guangdong, no sul, alimentaram temores de infecção, levando a uma corrida pela vacina nas regiões afetadas.

Para aqueles que ainda estão relutantes, a China tem uma ferramenta poderosa em seu arsenal: um sistema de partido único que é abrangente em alcance e vigoroso em ação, e uma burocracia em expansão que pode ser rapidamente mobilizada.

A abordagem foi elogiada por funcionários como um ponto forte do sistema chinês que ajudou a conter o vírus – e foi novamente implantada para acelerar as imunizações.


Fale conosco