Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 16 de janeiro de 2025
MUNDO - Autoridades sanitárias da Índia estão em alerta após a identificação de uma mutação da variante Delta do coronavírus causador da covid-19 , que provocou um colapso no país nos últimos meses. Classificada de "Delta plus", a cepa é potencialmente mais contagiosa, segundo relatos de cientistas locais à imprensa.
"O medo na mente de todos é que agora haja uma nova mutação e ela possa nos levar novamente para outra onda", disse a médica Vineeta Bal, imunologista do Instituto Indiano de Educação e Pesquisa em Ciências em Pune, à National Public Radio dos Estados Unidos.
Embora a variante já seja motivo de atenção no governo indiano, ela foi detectada em apenas 40 amostras. Vale ressaltar que o país aumentou a vigilância genômica desde o surgimento da variante Delta.
Já o jornal The Times of India acrescenta que o governo notificou todos os estados onde os casos da variante Delta plus foram detectados para que adotassem "imediatas medidas de contenção".
O periódico ressalta ainda o temor de que a Delta plus seja resistente até mesmo aos coquetéis de anticorpos monoclonais usados no tratamento de casos de covid-19.
Mas os casos não estão restritos à Índia. A variante aparece em amostras no Reino Unido (43), Suíça (34), Portugal (27), Japão (15), Estados Unidos (13), Polônia (10), França (6), Rússia (1) e Nepal (1), segundo a plataforma Pango (Atribuição Filogenética de Linhagens de Surto Globais Nomeadas).