Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 18 de janeiro de 2025
O Brasil se aproxima dosEstados Unidos na porcentagem de adultos vacinados com a primeira dose deimunizantes contra a Covid-19. Dados do Center for Disease Control and Prevention (CDC), publicados nesta sexta-feira (13/8), mostram que o país aplicou a vacina em 71,5% dos cidadãos maiores de 18 anos.
No Brasil, a porcentagem é semelhante: números coletados pelo Consórcio de Veículos de Imprensa* junto às Secretarias de Saúde mostram que o Brasil já vacinou 112 milhões de pessoas com a 1ª dose. O número representa cerca de 70% dos 160 milhões de brasileiros maiores de 18 anos.
Os dados mostram que os Estados Unidos vêm desacelerando o ritmo da imunização no país. Os norte-americanos iniciaram a campanha no dia 13 de dezembro de 2020, e a meta do presidente Joe Biden era de imunizar até 70% dos adultos com ao menos uma dose até o mês de julho. No entanto, a porcentagem só foi atingida em agosto.
No Brasil, a campanha teve início no dia 19 de janeiro de 2021. Apesar de ter iniciado de forma lenta, com imunização por grupos prioritários, a vacinação no Brasil avançou nos últimos meses. Em julho, o país teve alta de 31,1% na aplicação dos fármacos. A meta do governo federal é de aplicar a primeira dose em toda a população adulta até o fim de setembro.
Mesmo com o avanço na aplicação da primeira dose, o Brasil ainda tem níveis baixos de vacinação com o segundo reforço. Apenas 48,2 milhões de brasileiros receberam as duas doses ou dose única da vacina. O número representa 30,1% dos adultos.
Por outro lado, nos Estados Unidos, a porcentagem de adultos completamente imunizadas é de 61,3%. Os dados são do CDC.