• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 18 de janeiro de 2025

Agência da ONU pede que países deixem a fronteira com o Afeganistão aberta

O país tem divisas com China, Irã, Paquistão, Turcomenistão, Uzbequistão e Tadjiquistão.


g1

Publicada em: 22/08/2021 10:10:39 - Atualizado

A Agência de Refugiados da ONU faz um apelo para que países que fazem fronteira com o Afeganistão mantenham as fronteiras abertas para a entrada de imigrantes. O país tem divisas com China, Irã, Paquistão, Turcomenistão, Uzbequistão e Tadjiquistão.

Segundo a representante da agência, Caroline Van Buren, a maioria dos afegãos não conseguem deixar o país por vias legais. Ela alertou que até o último sábado não haviam voos comerciais chegando ou saindo de Cabul.

Alguns países que não têm divisa direta com o Afeganistão já tomaram medidas para evitar a entrada de imigrantes. A Grécia instalou uma cerca de 40 km e um sistema de vigilância em sua fronteira com a Turquia.

O país europeu, que estava na linha de frente da crise migratória em 2015, quando mais de um milhão de pessoas fugindo da guerra e da pobreza no Oriente Médio cruzaram a fronteira da Turquia para a União Europeia, disse que pode mandar de volta quaisquer afegãos que chegarem ilegalmente ao país.

A Turquia, por sua vez, aumentou o patrulhamento na fronteira com o Irã. Neste sábado, as forças de segurança turcas detiveram alguns imigrantes na cidade de Van. A maioria deles era de nacionalidade afegã.



Fale conosco