Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 19 de janeiro de 2025
A Vale informou nesta terça-feira (28) que 19 trabalhadores já foram resgatados da mina subterrânea Totten, no Canadá, após um acidente a tarde de domingo (26) que danificou o elevador que carrega os funcionários para dentro e para fora da mina.
Trinta e nove trabalhadores da mineradora brasileira ficaram presos na mina que produz níquel em Sudbury, em Ontário. No momento do acidente, os trabalhadores estavam a uma profundidade entre 900 e 1200 metros.
Segundo a Vale, a previsão é que os demais 20 empregados que ainda estão presos devem chegar à superfície "ainda nesta manhã" por meio de um sistema de escada de saída secundária.
Os trabalhadores ficaram presos após um acidente danificar na tarde de domingo o elevador que os carrega para dentro e para fora da mina.
Segundo a Vale, uma pá escavadeira que estava sendo transportada no acesso à mina se desprendeu, bloqueando um acesso e indisponibilizando o meio de transporte dos empregados.
“Há um sistema de transporte, ou o que é comumente conhecido como gaiola, que carrega os funcionários em um nível", disse a porta-voz da Vale, Danica Pagnutti. "Muitas vezes abaixo desse elevador ou sistema de transporte, colocamos equipamentos e materiais embaixo dele, e tínhamos um grande equipamento pendurado sob o sistema de transporte e ele saiu do lugar, causando danos ao eixo e tornando o sistema de transporte inoperante”.
Imediatamente após o incidente, os funcionários seguiram para os postos de refúgio subterrâneos como parte dos procedimentos padrão da empresa, segundo a companhia.