Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 21 de janeiro de 2025
A presidência da COP26 anunciou no último sábado que os governos de 45 países se comprometeram a investir em um uso mais natural e sustentável do solo. No caso do Brasil, representantes do Ministério da Agricultura apresentaram um plano para reduzir a emissão de carbono na agropecuária.
Conhecido como ABC+, o Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária foi apresentado pelo secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Fernando Camargo, e tem a meta de reduzir a emissão de gases que agravam o efeito estufa.
Especialistas ouvidos pelo Jornal Nacional elogiaram a iniciativa, mas disseram que a implementação do plano será o maior desafio.
“Se o Brasil consegue implementar vai aumentar a produtividade do produtor e ao mesmo tempo vai reduzir as emissões. O desafio é a gente ir investir, dar o apoio total para o produtor absorver essas práticas. Hoje a gente vê uma política que não controla o desmatamento e que não investe em ciência”, afirmou Marina Piatto, diretora executiva do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola.