Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 22 de janeiro de 2025
MUNDO: O Reino Unido confirmou na tarde deste sábado (27) os dois primeiros casos de pacientes com Covid-19 que foram infectados pela nova variante do coronavírus, chamada de Ômicron.
Em nota, o governo afirma que os pacientes retornaram de viagem ao sul do continente africano, onde a variante foi inicialmente detectada.
"Os indivíduos com teste positivo, e todos os membros de suas famílias, estão sendo testados novamente e informados para se isolarem enquanto outros testes e rastreamento de contato estão em andamento. Um caso foi localizado em Chelmsford e o outro em Nottingham", diz nota divulgada à imprensa.
A UKHSA (Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido) está testando pessoas nas regiões onde os casos positivos foram detectados.
"Casos e contatos confirmados estão sendo acompanhados e solicitados a isolar e fazer o teste conforme necessário", acrescenta a nota.
O secretário de Saúde e Assistência Social, Sajid Javid, ressaltou que o Reino Unido está fechando as fronteiras para viajantes de quatro países do sul da África a partir deste domingo (28).
"Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para proteger a população do Reino Unido contra esta ameaça emergente e é por isso que estamos testando a capacidade das comunidades afetadas e introduzindo restrições de viagem em mais quatro países: Malawi, Moçambique, Zâmbia e Angola. Não hesitaremos em tomar outras medidas, se necessário."
Já estão na lista vermelha britânica África do Sul, Botsuana, Lesosto, Essuatíni, Zimbábue e Namíbia.