• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Alemanha está pronta para ajudar a Ucrânia caso haja invasão russa, diz ministra

Ministra das Relações Exteriores da Alemanha, disse que o país está pronto para ajudar a Ucrânia financeira e economicamente


Publicada em: 24/01/2022 14:32:21 - Atualizado

MUNDO: A Alemanha está pronta para ajudar a Ucrânia financeira e economicamente, disse a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, nesta segunda-feira (24) em Bruxelas, enquanto a pressão internacional sobre Berlim aumenta para entregar armas a Kiev.

“Estamos ao lado da Ucrânia, no que diz respeito ao apoio financeiro e econômico”, disse Baerbock a repórteres antes de uma reunião com seus colegas da União Europeia.

Respondendo a uma pergunta sobre se cortar a Rússia do sistema global de mensagens SWIFT deveria ser uma opção para sanções, Baerbock repetiu sua posição de que o “pau mais duro” pode nem sempre ser a arma mais inteligente a ser usada no final do dia.

Entenda as tensões

As tensões entre a Ucrânia e a Rússia estão em seu ponto mais alto dos últimos anos, com uma tropa russa a postos próxima à fronteira entre as duas nações, levantando temores de que Moscou possa iniciar uma invasão nas próximas semanas ou meses.

A Rússia tem cerca de 100 mil soldados na fronteira com a Ucrânia desde os últimos meses, enquanto as autoridades ucranianas já alertaram para um ataque russo. O presidente Vladimir Putin, da Rússia, nega a intenção de atacar.

A Ucrânia foi invadida pela Rússia na década passada, quando Putin apoiou grupos separatistas na região da Crimeia, que foi anexada pela potência euroasiática depois da incursão.


Fale conosco